top of page

Sergipe registra 31 pacotes com “sementes misteriosas” vindas da Ásia

  • boletimserrano
  • 17 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree
Foto divulgação: Mapa

As sementes misteriosas que têm chegado no Brasil em encomedas vindas do continente asiático vem intrigando tanto as autoridades quanto a população – principalmente as pessoas que recebem sem terem realizado sua solicitação. Em Sergipe já sã contabilizadas 31 pacotes recebidos com as “sementes desconhecidas”. A informação é da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Sergipe que anunciou nesta sexta-feira, 16,que o estado já possui a notificação de 31 envelopes contendo ‘sementes misteriosas’ de 11 correspondências diferentes, registradas tanto da capital quanto do interior.

O recebimento das sementes não é motivo para pânico, entretanto, é essencial seguir todas as orientações do Mapa para não abrir os pacotes e não plantar as sementes em hipótese alguma, além de procurar a Emdagro ou a SAF/Mapa para recolhimento do material. Os telefones de contato são: (79) 3205-4900 [Mapa] e (79) 3234-2608 [Whatsapp da Emdagro].


ANÁLISE PRELIMINAR


Apesar da origem e do motivo do envio dos pacotes serem desconhecidos, uma análise preliminar foi feita pelo Ministério.


A Secretária do Mapa informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em alguns pacotes de sementes.


Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.



Com informações do Mapa e Mapa/SE

Comments


bottom of page