top of page

Sem Fake News: TSE anuncia parceria com agências de checagem para identificar notícias falsas

  • boletimserrano
  • 1 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) juntamente com sete agências de checagem trabalharão em conjunto para identificar notícias falsas (fake news) nas eleições municipais desse ano. A ação, informada hoje, 1, pelo TSE, integra uma série de iniciativas destinadas a combater a desinformação durante a campanha eleitoral em 2020.

Pela parceria, as agências e integrantes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) trabalharão em contato permanente para monitorar notícias falsas ligadas às eleições e “encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas”, segundo a Justiça Eleitoral.

O resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato, que, até o segundo turno (29 de novembro), poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria com as principais operadoras de telefonia.

As agências parceiras da iniciativa são: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, mais do que interferir em publicações, o objetivo da iniciativa é respondê-las com informações fidedignas e “inundar o mercado de ideias com noticias verdadeiras”, valorizando o trabalho da imprensa profissional.

Outro foco de atuação será identificar comportamentos inautênticos na internet, campanhas coordenadas de desinformação, “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”.


Com informações da Agência Brasil

Comments


bottom of page