top of page

Prefeito de Itabi é o primeiro a ser vacinado no município e atitude gera polêmica

  • Foto do escritor: Tainara Paixão
    Tainara Paixão
  • 20 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

ree
Junior de Amintas, prefeito de Itabi.


O prefeito Júnior de Amintas (DEM), do município de Itabi, localizado no interior de Sergipe, foi o primeiro a tomar a vacina contra a covid-19 no município na última terça-feira, 19. Entretanto, a decisão acabou gerando polêmica na cidade.

Isso porque o prefeito, que tem 49 anos, não faz parte do grupo prioritário a ser imunizado na primeira fase da vacinação, que compreende profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, idosos institucionalizados e indígenas aldeados.


ree
Prefeito Júnior de Amintas tomando a vacina // Reprodução das redes sociais

Em nota, o prefeito se explicou alegando que a atitude seria uma forma de motivar as pessoas a tomarem a vacina. "A vacina Coronavac está sendo desacreditada em todo Brasil, e isso tem levado temor a muita gente que passa a dizer que não vai tomar a vacina. Diante disso, eu e minha equipe identificamos a necessidade de encorajamento, um estímulo para que a população aceite a vacinação com tranquilidade. A minha atitude teve o objetivo de mostrar ao nosso povo que ela é segura", disse ele em um vídeo de esclarecimento.


Em comentários em resposta a nota, seguidores do prefeito discordam do ato: "Furar fila é feio", "Meu Deus! Tem gente que acredita em Papai Noel! Não é possível! Há outras maneiras de se incentivar a população! Uma lástima, isso sim!". Outras o apoiam: "Parabéns pelo incentivo, muitas pessoas ainda não estão preparadas psicologicamente para tal iniciativa", "Inclusive minha vó não quer tomar devido a história de virar jacaré...".


É de suma importância que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário da primeira fase tomem a vacina. E aos que ainda não estão aptos a imunização, colaborem desmentindo as mentiras, falácias e fake news em relação ao imunizante, como a fake news de que a vacina chinesa irá introduzir chips no organismo ou alterar o DNA humano.

Ou como a mentira propagada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, que supõe a possibilidade da vacina da Pfizer, que ainda não foi liberada pela ANVISA, possa transformar quem a tome em um jacaré.

As vacinas podem sim ocasionar uma reação adversa como qualquer medicamento, mas toda e qualquer reação adversa será acompanhada pelos órgãos e equipes técnicas da saúde.


Tainara Paixão

Jornalista

contatotainarapaixao@gmail.com

Comments


bottom of page