Conta de luz ficará mais cara a partir de hoje
- boletimserrano
- 1 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

Com a falta de chuvas na região dos reservatórios de algumas das principais usinas hidrelétricas do país, as contas de luz ficarão mais caras a partir desta terça-feira (01). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, na noite desta segunda, retomar a cobrança das bandeiras tarifárias nas contas de energia. Em reunião extraordinária, os diretores da agência também já decidiram acionar a bandeira vermelha no segundo patamar, a mais alta categoria desse sistema. A taxa extra será de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
A cobrança da taxa extra estava suspensa desde maio deste ano, por conta da crise econômica causada pelo coronavírus. “A diretoria da Aneel resolve reativar a sistemática do sistema de acionamento das bandeiras a partir de 1º de dezembro de 2020 e operará no país a bandeira vermelha patamar dois”, disse o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.
A decisão ocorre porque o nível dos reservatórios de algumas usinas hidrelétricas está muito baixo. Isso obriga o governo a acionar usinas térmicas, que têm custo mais alto. Esse custo extra é repassado ao consumidor. “Se mostra necessário reativarmos a bandeira para conscientizarmos a população do uso racional e eficiente da energia elétrica”, disse o diretor da Aneel Efrain Cruz.
Por Agência O Globo
コメント