Agreste de Itabaiana sofre com alta da Covid-19
- boletimserrano
- 4 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Nessa segunda-feira, 03, um levantamento do Observatório de Sergipe informou que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus vem crescendo no interior do estado.
Segundo os dados, 63% das mortes decorrentes da Covid-19 e 59% dos casos confirmados do novo coronavírus, entre 26 de julho e 1º de agosto, ocorreram em cidades do interior. O município de Pinhão tem a maior taxa de crescimento médio dos últimos 7 dias, que é de 10%.
De acordo com os dados levantados pelo órgão, foram 3.060 novos casos na Região Metropolitana de Aracaju e 4.400 no interior e, respectivamente, 39 e 66 óbitos. Quatro casos referentes ao período ainda estão sendo investigados.
Apesar dessa interiorização de casos e óbitos, 56% das pessoas que ocuparam unidades de terapia intensiva (UTIs) na última semana epidemiológica, são da Região Metropolitana.
Alerta vermelho para cidades do agreste itabaianense
O Observatório de Sergipe ainda levantou dados geográficos sobre a doença. Segundo as informações, as cidades do agreste serrano que estão em alerta vermelho, são: Campo do Brito, Areia Branca, Itabaiana, Moita Bonita e Malhador.
Tais municípios com alta incidência, acima da média, representam as áreas de maior risco pra contaminação da Covid-19, tanto localmente quanto para as cidades vizinhas.
Número de casos
Itabaiana ocupa o 2º lugar nas cidades do estado com mais casos de Covid-19. Até o último boletim, divulgado nessa segunda-feira, 03, a cidade serrana contabilizava 3.251 casos da doença.
Número de mortes
De acordo com informações da pesquisa, Itabaiana ocupa o 4º lugar em número de mortes por Covid. Em ordem quantitativa, destacam-se: Aracaju (553), Nossa Senhora do Socorro (131), São Cristóvão (74), Itabaiana (68), Estância (66) e Lagarto (49).
Taxa de incidência por habitantes
A taxa de incidência por 100 mil habitantes também chama a atenção, pois permite comparar o número de casos entre locais com diferentes tamanhos de população e identificar áreas e grupos de risco associadas a maior ocorrência de casos.
Em Sergipe, Itabaiana ocupa o 5º lugar com a maior taxa de Covid por 100 mil habitantes. Os demais municípios com as maiores taxas de incidência são: Telha (1º ), Cedro de São João (2º ), Aracaju (3º ), Moita Bonita (4º ), Itabaiana (5º ), Propriá (6º ), São Miguel do Aleixo (7º ), Estância (8º )e Areia Branca (º 9).
Boletim Serrano

Comments