top of page

Alunos do campus de Itabaiana da UFS recebem menções honrosas em evento internacional

  • boletimserrano
  • 11 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Daniel Menezes é aluno do curso de Ciências Biológicas do curso de Itabaiana. (foto: arquivo pessoal)

Os alunos Daniel Menezes (foto), Diego de Andrade e Rony dos Santos, do curso de Ciências Biológicas Licenciatura do campus de Itabaiana da UFS, receberam menções honrosas por trabalhos enviados ao I Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade, realizado no período de 03 a 06 de setembro de 2020.

As produções foram: “Avaliação de Tratamentos Pré-Germinativos em Sementes de Cupania platycarpa Radlk”, “Biometria de Frutos e “Sementes de Espécies da Mata Atlântica” e “Avaliação da Susceptibilidade de Ocorrência no Brasil de Orquídeas com Potencial Ornamental”.

Segundo Daniel, as menções honrosas recebidas são um reconhecimento de um esforço conjunto. “Esse mérito não é só nosso, é fruto também dos nossos companheiros do Laboratório de Ecologia e Conservação da Biodiversidade (LECoB), uma vez que estão sempre a disposição, dando apoio. Por fim, é mérito da UFS, que abriu portas para conquistarmos esse reconhecimento”, disse.


Trabalhos

No estudo “Avaliação da Susceptibilidade de Ocorrência no Brasil de Orquídeas com Potencial Ornamental”, os discentes avaliaram a susceptibilidade de ocorrência no Brasil de três espécies de orquídeas nativas com potencial ornamental: Encyclia dichroma (Lindl.) Schltr, Sobralia liliastrum Salzm. ex Lindl e Trichocentrum pumilum (Lindl.) M.W.Chase & N.H.Williams.

Já no trabalho “Avaliação de Tratamentos Pré-Germinativos em Sementes de Cupania platycarpa Radlk”, de acordo os pesquisadores, o objetivo foi testar métodos simples de quebra de dormência das sementes da espécie Cupania platycarpa, árvore endêmica do Brasil e com grande potencial para uso em projetos de recuperação de áreas degradadas na Mata Atlântica.

No estudo “Biometria de Frutos e Sementes de Espécies da Mata Atlântica”, eles avaliaram a biometria de frutos e sementes de espécies florestais da Mata Atlântica sergipana. “A biometria é uma importante ferramenta de reconhecimento de atributos morfológicos e ecológicos de espécies. Ela possibilita a diferenciação de táxons congêneres, subsidia estudos de dispersão, assim como de estabelecimento de plântulas, por exemplo”, conta Daniel Menezes.


FONTE: ASCOM/UFS

Comments


bottom of page